Ina: quando é invocado na cerimónia do Ipade regulamentando o ritual.
Onan: referencia aos bons caminhos, a maioria dos terreiros tem-no, seu fundamento, reza que não pode ser comprado nem ganho e sim achado por acaso.
Ojise: com essa invocação ele fará a sua função de mensageiro. Encarregado-e-transportador de oferendas.
Eleru: transportador dos carregos rituais onde possui total domínio.
Elebo: senhor das oferendas
Eleru: transportador dos carregos rituais onde possui total domínio.
Elebo: senhor das oferendas
Ajonan: tinha o seu culto forte na antiga região Ijesa.
Maleke: o mesmo citado acima.
Lodo: senhor dos rios, função delicada, dado a conflitos de elementos
Loko: como ele é assexuado nessa fase tende ao masculino simbolizando virilidade e procriação.
Oguiri Oko: ligado aos caçadores e ao culto de Orumila-Ifa.
Enugbarijo: nessa forma Exu passa a falar em nome de todos os orixás.Explicitador de mensagens
Agbo: o guardião do sistema divinatório de Orumila.
Eledu: estabelece o seu poder sobre as cinzas, carvão e tudo que foi petrificado.
Agbo: o guardião do sistema divinatório de Orumila.
Eledu: estabelece o seu poder sobre as cinzas, carvão e tudo que foi petrificado.
Olobe: domina a faca e objetos de corte. É comum assenta-lo para pessoas que possuem posto de Asogun.
Marabo: aspecto de Exu onde cumpre o papel de protetor Ma=verdadeiramente, Ra=envolver, bo=guardião. Também chamado de Barabo= esu da proteção, não confundi-lo com seu marabo da religião Umbandista.
Soroke: apenas um apelido, pois a palavra significa em português aquele que fala mais alto, portanto qualquer orixá pode ser soroke
Lalu: é o dançarino "entre os Exus. Ele é aquele que ajuda a abrir os centros de poder específicos no corpo que dizem respeito à Orixás e posse dos Orixás, através da dança.
Woro: vem da cidade do mesmo nome. É o responsável pela transmissão do poder através da fala. Ele é quem dá para os sacerdotes e sacerdotisas o poder de acionar as forças espirituais através das evocações sagradas: preces , encantações , cânticos . Existem algumas palavras de grande axé usadas nos rituais sagrados que muitas vezes não se conhece a tradução. Elas funcionam como códigos para abrir certos portais do mundo Invisível (ORUN), acionando o poder para transformar nossas vidas. Somente Exu Oro conhece estes segredos, e somente ele pode dar a autorização necessária para entrarmos nestes mistérios.
Opin: é o Exu que deve ser evocado sempre que queremos estabelecer um local como sagrado. É ele quem faz a demarcação dos limites que separam o espaço sacralizado do espaço comum. Fazem-se uma construção qualquer e nela queremos instalar os nossos assentamentos de Orixás, além de evocar o exu do nosso caminho pessoal será necessário pedir a Exu Opin que aceite uma oferenda para consagrar o lugar. A partir daquele local deve passar a ser usado exclusivamente para fins religiosos, e deve haver uma separação bem nítida entre este espaço e o espaço livre para a circulação.
No caso de se colocar, por exemplo, um assentamento dentro de casa, é aconselhável colocá-lo sobre uma esteira e, se possível cercar em volta com uma outra esteira. Sempre pedindo a exu Opin para sacralizar o ambiente, não importa a localização ou tamanho. Isto é válido, também, para os ambientes ritualísticos estabelecidos ao ar livre.
GOGO: Este caminho de Exu *Divino Executor*. É conhecido também como o Exu responsável pela recompensa divina a todos os atos dos seres humanos (e também dos seres espirituais). Exu Gogó conhece todas as nossas reencarnações estende sua ação através destes diversos ciclos encarnatórios. Aquilo que costumamos chamar lei do retomo é exatamente a função do exú Gogó fazer este retorno acontecer: O bem recompensado com o bem; o mal recompensado com o mal. Dentro destas atribuições de cobrança espiritual e material encontra-se sempre a chance de todos se arrependerem, pagarem por seus erros e tomarem um outro ritmo de vida. Quando isto não acontece numa vida, poderá ser resgatado numa próxima encarnação.
WARA: Ele é o exú que controla os relacionamentos Interpessoais. Ou seja: amizade, sociedade de negados, casamento, companheirismo de trabalho, vinculo familiar, fraternidade religiosa... Enfim, todos os tipos de relacionamentos só possuem um estado de plena compreensão, harmonia e verdadeira colaboração quando aprovados por EXÚ WARA.
Sempre que se planeja estabelecer um novo vinculo é aconselhável consular Exú Wara e, de preferência, fazer-lhe uma oferenda de apaziguamento, para que tudo possa ocorrer sempre na mais perfeita ordem, sem possibilidades de atrito, confusão, mal-entendidos, etc...
14 comentários:
boa noite. fico satisfeito por ler um pouco mais a respeito de exu. Normalmente as informaçoes a respeito de exu sao controversas, infundadas ou preconceituosas. tento fazer associaçoes e atraves disto descobrir a verdade sobre este orixa que tambem é meu orixa pai. caso fosse possivel gostaria de saber mais sobre Exu Agelu que de quem sou filho. Informaçoes ao seu respeito sao mínimas. desde já agradeço, boa noite, abraços. Eugenio
Olá Eugenio!
Como vc mesmo sabe existem poucas informações a respeito de seu orixá, vou acrescetar um pouco mais de informações ao post, leia lá e vê se soma mais um pouquinho ao que vc já sabe.
Axé!
adorei pelo o que vcs postarao,foi de muita inportancia pra passa pros meus filhos de santo um pouco mas sobre o axe de exu de ala keto .....
QUE VCS TENHAO UMA GRATIFICAÇAO DIVINA ...AXE ...YIA SILE MALE...DOFONO DA OXUM
Obrigada e muito asé para vc e seus filhos.
Então essas qualidades se atribuem a exu orixa dependendo da necessidade que se emprega no ritual sendo ele o mesmo para todos diferentemente da umbanda que cada exu de nome diferente represente um entidade em particular?
PARABÉNS PELO SITE.
É BEM CLARO E CONSISTENTE NO CONTEÚDO. ADICIONEI A MEUS FAVORITOS.
CÉSAR FERNANDES BABÁ ALAMOJU
Obrigada Baba Alamoju!
Boa tarde! Adorei a publicação. Gostaria de saber se ter a mesma digima de um bar lanã de uma pessoa que já faleceu atrapalha o ritual de ir ao cruzeiro chamar pela digima despachar a quartinha e eco?
Boa Noite! Me desculpe mas não posso te dar esta explicação. devido cada casa ter sua ritualistica. Vc deveria perguntar ao Zelador/a que lhe ensinou este ritual, pois com certeza ele saberá responder.
Obrigada por sua participação
Alguém conhece um Esu chamado Ibaenu (pronúncia)?
Mutumbá a todos.
Alguém sabe me falar sobre exu ijena?
Amei a sua postagem sobre Esu, É muito bom ter um pouco mais de conhecimento sobre eles, pois Guase todos Pais de Santo fazem muito mistério sobre isso . Gostaria de saber se fosse possível ,quais os Esu de que existe em Ifa. No mais parabens pelas explicações, além do muito
Boa noite por favor Sueli vc
pode me passa a receita de acaça de gema de ovo
O meu email é igbi7777@yahoo.com.br e se alguém mais souber sobreginaldínd a receita de acaça de gema de ovo eu agradeceria abcs
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