domingo, 9 de setembro de 2012

SACRIFICIO - A UTILIZAÇÃO DOS ANIMAIS NO CANDOMBLÉ - PARTE I

Sacrificio


Há que se esclarecer de uma forma definitiva, verdadeira e sem hipocrisia, a utilização dos animais pelo Candomblé.
    Os animais comumente utilizados são, em via de regra: galos, cabritos, carneiros, pombos e galinhas da angola; machos e fêmeas. Sua forma de abate, é cortado o pescoço com faca bem afiada, o qual não sofre mais, nem menos, que os que são abatidos, aos milhares, diariamente, pelos grandes abatedouros, ou ainda, os tão procurados "caipiras", pelo seu melhor sabor e consistência, também o são abatidos, das formas mais variadas, sendo que a palavra sacrifício, é apenas um termo, uma forma de expressão, mas que, poderia perfeitamente, ser dito, abate. É feito algum tipo de comentário, por quem quer que seja sobre o abate industrial ou caseiro? Absolutamente não; porque? No fundo, no fundo, ninguém saberia dizer; Mas, intrinsecamente, já está embutido na cabeça das pessoas, pelas mesmas razões, já comentadas, de ordem religiosa, moral, conservadora... ou "pseudos" religiosos, moralistas...através de argumentos, os mais variados e convenientes, ao longo dos anos. Porém, quando essas pessoas, lêem na Bíblia Sagrada, em várias passagens, vou citar uma apenas, a mais marcante, em que Abel, "imolou" (sacrificou) um carneiro, para Deus, e o mesmo foi aceito, tão somente estava repetindo um ato já praticado, provavelmente advindo dos africanos, mas, que pela palavra usada - imolou - fica bonitinho e aceitável, mas sacrifício, não, este é um termo diabólico; que dizem dessas passagens bíblicas, nossos algozes?
    Continuando, após "imolar" o animal, cujo sangue é derramado, em local determinado, são retirados os "axés", que são as vísceras principais (moela, rim, pulmão, coração...) que serão cozidas ou fritas, colocados num oberó (prato de barro) e oferecidas como complemento. A carne, será consumida normalmente pelas pessoas, como se estivesse sido comprada em um supermercado.
    Esta forma como que é utilizado, o sangue e demais vísceras dos animais, tem uma causa e objetivo nobre, o de produzir uma energia, o axé, já tantas vezes mencionado, que ao menos, irá cumprir uma função, de maior ou menor importância, beneficiando o alvo de qualquer religião: o ser humano.
    Onde está a maldade, o diabólico, se ajudar alguém? O abate é o mesmo, só porque é um ato religioso? De um povo já tão, atacado, sofrido e discriminado pela humanidade, ou ao menos parte dela, tudo isto por interesse e influência de alguns? A barata, o pernilongo, a formiguinha, Ah! A formiguinha, animal de folclore, história e lendas, tão bonitinha, mas que, todos foram criados por Deus, com alguma função, que não me cabe analisar, mas criaturas divinas, claro que são insetos, vermes, nojentos, nocivos, e, devem se exterminados, esmagados, pisoteados, e muitas vezes, com ímpetos e rituais de sadismo e com plena satisfação, quer seja com o sapato, chinelo, vassoura, ou mesmo de forma maciça, com o advento do inseticida, mas que se processa de forma algoz, por envenenamento, a morte vem lenta e dolorosa... não importa a forma, desde que seja morto, esmagado de forma definitiva, e ainda olhamos o resultado, sem se importar se sofreram ou não, se ainda estão agonizando ou não, e ainda dizemos, que nojo! Matei mais um, se pudesse matava todos que existem no mundo.
Do ponto de vista, de que são igualmente, criaturas criadas por Deus (por outro não seria), que diferença tem dos animais imolados no Candomblé? O mundo sacrifica animais diariamente.
Com a palavra nossos algozes.

Autor desconhecido

8 comentários:

Anônimo disse...

ótima publicação, poderia falar um pouco sobre a importância da sassanha.

Leonardo Almeida da Silva disse...

Nossa, muito boa publicação, até mesmo um leigo ao ler isto começará a ter um pensamento diferente ou pelomenos esclarecido sobre o assunto! O porque de usar a visceras dos animais ?? Qual o significado ?? Muito obrigado!!
Abraços!

Hunso Sueli de Vodun Abe disse...

As vísceras tem a simbologia da transferência de axé (energia) e outra simbologia é a de alimentar as mães ancestrais.

Axé

Fernando Augusto disse...

Quem sacrifica animais em nome dessa merda chamada religião: é covarde, bandido, filho da puta, assassino, marginal, e está servindo ao capeta, e merece o inferno, se eu ver alguem fazendo isso, cubro de porrada, e depois entrego à polícia, e quero ver algum orixá fazer alguma coisa comigo, vocês que fazem isso tem mais é ir para o colo do capeta, lá é o lugar de vocês!

Hunso Sueli de Vodun Abe disse...

Entendo seu ponto de vista, vc deve ser vegetariano.Alias matar as plantinhas pra comer, deve apanhar tb. Então eu sugiro que vc se alimente de luz. Ai ninguém vai querer bater em vc. Pq os animais sacrificados na ,m
minha religião são para comer, do mesmo jeito que todos compram no supermercado.
Asé

Maiara Oliveira disse...

Oi, por favor existe algum orixa que goste de doces? Tenho tido sonhos com oferendas de doces e gostaria de informações, desde já muito obrigada!!!

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Olá Maiara!
Todos os orixás comem doces de Exú a Oxalá. A maioria associa doces somente a Ibeji.
Asé

ricardo correia disse...

Fernando Augusto, vc é um babaca, inconsequente que deveria se calar por ignorâcia ou falta de conhecimento. Fica calado, não escreva e de preferência, nem pense, pois és um verdadeiro ididota...