quinta-feira, 26 de abril de 2012

JEJE-MAHI - ROÇA DO VENTURA


JEJE-MAHI

ROÇA DO VENTURA



Para se sentar na cadeira de Gayaku da Roça do Ventura tem que ser feita (iniciada) para o vodun Sógbó (sobô), ou Azonsú (lá Azansu) ou para Gbesen (Bé-sém), lembramos que no Ventura a Gayaku é termo dado aquelas que iniciaram pelo menos 1 filho para um vodum da família nagô (Ogun, Odë, Iyemoja, Osun,..., lá não se inicia Iyewa, nem Oba, nem Logunëdë)
Bem, a fundadora foi Ludovina Pessoa, que era iniciada de Ogun (um vodum nagô) obviamente ela não era iniciada de Azonsú, nem de Sógbó e nem de Gbesen, e obviamente não se sentou no trono, tendo-se aliado a Maria de Azonsú da família de Modubi (de José Maria de Belchior, originária do Terreiro do Pinho - Hunkpame Dahomé) da roça de cima para fundar a roça de baixo empossando uma de suas filhas (de Gbesen).

A lógica é que para sentar no trono de Gayaku tem que se iniciar lá um vodun nagô e ser iniciada para vodum propriamente dito, embora o conceito de vodum nagô varie dentro das ramificações do jeje. Por que isso? Isso porque Gbesen é o espírito da vida e assim sendo não compactua com nada que lembre a morte, daí o uso de sempre-vivas em preceitos como o gbo-etá (boitá), do beeko (quizila) com flores dignas de se cobrir defuntos, do não estabelecer casa de egun (asen), etc. como havia na roça de cima (de Modubi) etc.

Os mahis na realidade cultuam voduns que se relacionam diretamente com os orixás e deles tiveram origem de culto na África, e de sua região mahi. Assim comumente ouvimos sou de Sango de um filho de Sógbó e o mesmo de um filho de Aira (lembramos que sacerdotes do Benin afirmam que Sógbó é Sàngó).
Na roça de cima o termo gayaku herdado pelos modubis e pelos hoje, então, descendentes, designa aquela que é dirigente de um culto voltado aos voduns de nagô (um Nagô Vodum antigo), e não necessariamente a que inicia um vodum desta família, o título foi repassado com a criação da roça de baixo. Visto que Azonsu é termo próprio da família de Modubi.
Eguns e voduns que tiveram vida terrena como os reais do Dahomey não são cultuados em Mahi, todos os antepassados da casa são reverenciados (ja avalu) saudando-se e ofertando-se ao vodun Ayizan, sempre à frente da casa principal conforme Ajahuto o fez em Allada.
Os voduns mahis seguem conforme os orixás nagôs, são aqueles que de alguma forma morreram, seus corpos não foram encontrados, despareceram, subiram ao céu ou desceram pela terra, enfim se há sepultura (como a dos reis do Dahomey) não é cultuado como vodum Mahi.


Obs. Esse assunto é referente ao Jeje Mahi no Brasil e não no culto de voduns mahis no Benin onde reina Ainon (Sakpatá). Atualmente vemos o maravilhoso e reedificado asen de Savalou em memória à ancestralidade real do Palácio de Savalou. 
O Jeje Mahi de Cachoeira, Bahia e do Bogum de Salvador, Bahia (da mesma fundadora) tem como divindade principal Gbesen, que é do culto de Dàn de local próximo.


Texto: Ifabimi - http://papoinformalpapoinformal.blogspot.com.br

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá, escrevo para pedir ajuda de vocês. Minha mulher é de Oxumarê. Estamos procurando a casa jeje mahi do pai sangê que fica em Murití.
Alguns, anos atras ela frenquentou esta casa, antes de vim morar em outra cidade, só que perdeu o contato com o povo de lá.
Preciso localizar ele, pois ela está muito doente e precisa voltar lá.
Gostaria da ajuda de vocês em nome de oxalá.
Deixo aqui meu email para contato: publicitarioal@yahoo.com.br
Fico no aguardo.
Obrigado.


Carlos Muniz

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Lamento muito não poder ajudar, não conheço ninguém desta localidade. Tente passar mais informações, muita gente acessa o blog, derrepente alguém conhece.
Boa sorte!

mauro sergio disse...

como faço para ir na roça dos venturas?

mauro sergio disse...

é mesma casa da finada vó GUÉRCIA?

Ogã Ricardo disse...

Basta ir a Cachoeira BA se quizer ligue para mim 11 960906602

Felix Marinho disse...

Achei o texto bastante confuso, do começo ao fim.

Márcio Dumont disse...

Fui iniciado a mais de 30 anos no gege/nagô como é o que eu faria para ser da seu axé? E com isto eu perderia meus anos de cargo? Já tenho deka e casa aberta. Obg e Boa noite