domingo, 27 de março de 2011

SÍMBOLOS DE XANGO/HEVIOSO/NZAZI - PARTE III


Altar de Sango com a laba pendurada na parede

 LABA é uma bolsa de couro pintada com osun, bordada com contas coloridas, só feita na África e cujos desenhos são sagrados. Ela à dividida em quatro partes e suas figuras, que lembram o raio, são assimétricas e evocam os três segmentos do raio e do triângulo. 0 número três é o par mais um, sugerindo movimento e continuação - ou seja, a própria vida. São sempre colocadas acima do assentamento de Sango.

Ajerê - Panela de barro que contém o acará mechas de algodão embebidas em dendê, que, acesas lembram o fogo de Sango.



BATA - Símbolo do som primordial da palavra, da tradição e da magia. O tambor estabelece relação com o coração , na África. Tanto nas culturas mais primitivas, como nas mais evoluídas, assimila-se ao altar sacrificial, e por isto tem o carretar mediador entre o céu e a terra. Alguns dizem que Sangro usa o bata para atrair os relâmpagos


Itan Obara-irosun

Sango se encontrava em má situação econômica e se sentia muito mal na terra em que estava vivendo, um dia, se encontrou com Esu e conversando Sango contou toda sua situação, dizendo que onde vivia as pessoas o maltratavam e as coisas iam mal, e pediu a Esu que encontra-se um  onde ele pudesse viver e sentir-se bem. Passado um tempo, esu encontrou-se novamente dom Sango e disse que tinha conseguido um lugar, um povo onde Sango com certeza se sentiria bem e poderia prosperar.
Sango todo satisfeito se encaminhou até este povo, instalando-se em uma casinha que Esu havia  conseguido de antemão. Sango entrou e gostou muito daquela casinha e o ambiente que lhe cercava. estimulado desempacotou suas coisas e tirou também seu tambor bata, e começou tocá-lo de forma entusiasmada, sem prestar atenção que aos poucos, devagar   tinha se  aglomerado um numeroso grupo de pessoas, que subjugados pelo som de seu tambor,   giravam em frente em frente a casa , pois naquela terra não se conhecia a música, dado que o rei daquele povo tinha proibido tocar musica e essa era a primeira vez que ouviam. Sango ao perceber o grupo de pessoas que tinha na sua frente, tocava mas freneticamente seu tambor. Nesse meio tempo, o rei foi informado    que perto dali havia um homem que tinha revoltado o povo com uma música produzida por um tambor. O rei muito intrigado se dirigiu até onde estava a multidão e, abrindo caminho por entre o povo, logo chegou frente a frente com Sango, quem delirantemente fazia soar seu tambor Bata. Pouco tempo observando o rei deu um salto e caiu também fascinado pelos acordes daquele tambor, rodando até o chão   a coroa que levava em sua cabeça, caiu sobre a cabeça de Sango, Esu que estava ao lado de Sango  imediatamente perguntou ao povo que estava congregado ali sobre quem queriam que fosse seu verdadeiro rei, e o povo em uma só voz disse que queria Sango, e a partir daquele momento Sango se curvou.
Reinando naquela terra, fez um novo povo para ele, trazendo a felicidade e a música para seus seguidores.  meio tempo, o rei foi informado    que perto dali havia um homem que tinha revoltado o povo com uma música produzida por um tambor. O rei muito intrigado se dirigiu até onde estava a multidão e, abrindo caminho por entre o povo, logo chegou frente a frente com Sango, quem delirantemente fazia soar seu tambor Bata. Pouco tempo observando o rei deu um salto e caiu também fascinado pelos acordes daquele tambor, rodando até o chão   a coroa que levava em sua cabeça, caiu sobre a cabeça de Sango, Esu que estava ao lado de Sango  imediatamente perguntou ao povo que estava congregado ali sobre quem queriam que fosse seu verdadeiro rei, e o povo em uma só voz disse que queria Sango, e a partir daquele momento Sango se curvou.
Reinando naquela terra, fez um novo povo para ele, trazendo a felicidade e a música para seus seguidores. 

Nenhum comentário: