sexta-feira, 26 de março de 2010

ERVAS E SUAS FUNÇÕES RITUALISTICAS - YEMANJÁ/ABÊ/MIKAIA

Yemanja




ALCAPARREIRA – Galeata: Muito usada nos terreiros do Rio Grande do Sul. Entra nas mais variadas obrigações do ritual, sendo utilizadas para isso folhas e cascas. Também é muito prestigiada nos abô de preparação dos filhos, para obrigação de cabeça e nos banhos de limpeza.
ALTEIA – Malvarisco: Muito empregada nos banhos de descarrego e na purificação das pedras dos orixás Nanã, Oxum, Oxumarê, Yansã e Yemanjá.
ARAÇA-DA-PRAIA: Planta arbórea pertencente a Yemanjá e a Oxóssi. É empregada nas obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos dos orixás a que pertence.
ARATICUM-DA-AREIA – Malolô: Liturgicamente, os bantos a usam nos banhos de descarrego, sem mistura de outra erva.
COCO-DE-IRI: Sua aplicação se restringe aos banhos de descarrego, empregando-se as folhas.
ERVA DE SATA LUZIA: Muito usada nas obrigações de cabeça, ebori, lavagem de contas, feitura de santo e tiragem de Vumi. De igual maneira, também se emprega nos abô, banhos de descarrego ou limpeza dos filhos dos orixás.
FRUTA-DA-CONDENSA -Fruta-da-Condessa: Tem aplicação nas obrigações de cabeça, nos banhos de descarrego e nos abô.
GRAVIOLA – Corosol: Tem plena aplicação nos abô dos orixás, nos banhos de abô e nos de limpeza e descarrego. É indispensável aos filhos recolhidos para obrigações de cabeça beberem uma dose do suco pela manhã. O povo usa a graviola nos casos de diabete, aplicando o chá.
GUABIRABA ANIS: Aplicada em todas as obrigações de cabeça, nos abô de uso geral e nos banhos de purificação e limpeza dos filhos dos orixás. Utilizadas do mesmo modo nos abô de ori.
MAÇA DE COBRA: Usada nas obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de descarrego e limpeza.
MUSGO MARINHO: Esta planta vive submersa nas águas do mar. É planta que entra nas obrigações de ori e nos banhos de limpeza dos filhos de Yemanjá.
PATA DE VACA : empregada nos banhos de descarrego e nos abô, para limpeza dos filhos dos orixás a que pertence.
TRAPOERABA AZUL – Marianinha: Esta planta é aplicada em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de limpeza e purificação. Também é axé integrante dos assentamentos do orixá a que pertence.
UNHA DE VACA: Aplicada em banhos de descarrego dos filhos da deusa.

Nenhum comentário: