sexta-feira, 26 de março de 2010

ERVAS E SUAS FUNÇÕES RITUALISTICAS - LOGUN/AJAUNSI/GONGOBILA


Logun
Logun Edé, em sua passagem pela Terra, se apropriou das ervas de seus pais para por fim aos males terrenos; curou muitas pessoas e ainda cura até os dias de hoje aqueles que nele depositam sua fé. Além de todas as ervas de Oxum e Oxóssi que ele utiliza para curar, destaca-se, ainda, uma única de sua propriedade, hoje de grande importância para a medicina caseira: o Piperegum Verde e Amarelo.
Piperegum Verde e Amarelo : Planta sagrada de Logun Edé, originária de Guiné, na África. Trata-se de uma erva que possui extraordinário efeitos nas várias obrigações do ritual, possuindo grande eficácia nos sacudimentos pessoais e domiciliares e nos abô como afastamento de mão de cabeça no caso de pai e mãe de santo vivo, cercando as pernas da pessoa com folhas de piperegum ou amarradas ao tornozelo; feito isso, a cerimônia é iniciada.

15 comentários:

Anônimo disse...

BOM ,GOSTEI MUITO DOQUE LI ,E GOSTARIA DE DIZER QUE SOU DE LOGUN ,E SOU DA UMBANDA ,ELE ACEITOU MEU TERREIRO E GOSTARIA DE SABER QUE ROUPA QUE EU TEREI QUE USAR PRA DEITAR NA ESTEIRA

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Obrigada. Então, no caso do seu terreiro ser de Umbanda, para deitar na esteira, vc só precisa das vestimentas usadas na Umbanda, calça e camisa branca. Como na Umbanda não existe o culto à Logun, a roupa de gala para o orixá, provavelmente serão as utilizadas para Oxossi.

Unknown disse...

amei a historia ñ só de logun
sou de nanã
mas a minha paixão e logun
pq meu namorado é de logun
lossi lossi

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Que bom Iyla, breve estarei postando mais coisas sobre Logun, Nanã e todas as outras divindades. O próximo post será sobre Oxossi.
Já está quase pronto.
Um abraço

Anônimo disse...

oi por favor fale mais sobre o nkise gongobila..agradeço desde já.são lindos seus textos!!!

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Obrigada, já já estarei postando um texto sobre Gongobila.

Anônimo disse...

MINHA NOSSA, COMO ALGUEM PODE DAR CREDIBILIDADE Á ESSE TIPO DE ASSUNTO: LOGUN EDE, SER FEITO NA UMBANDA.. ISSO É UMA MARMOTIÇE DE PRIMEIRA.... E DEIXAR BEM CLARO QUE GONGOBILA NÃO É LOGUN E SIM UM EPITETO

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Com certeza, não existe Logun na Umbanda, isto ficou claro. Em relação a dar credibilidade, a esse ou aquele, tenho a esclarecer que qq pergunta deva ser respondida para que as pessoas que aqui veem buscar ensinamentos encontre respostas ou quanto mais não seja, um passo em direção ao que querem saber, este é o objetivo do blog. Da mesma forma que esclareci ao participante, vou esclarecer a vc. Epiteto é figura que consiste em qualificar um nome através de uma caracteristica que já lhe é inerente ex. "neve fria" ser fria já é uma caracteristica da neve. Portanto, Gongobila não é um epiteto de Logun. Gongobila é um caminho, não uma individualidade inerente a sua figura. Se assim não fosse, somos uns idiotas dividindo a religão africana por regiões onde vivem os povos Yorubas, fon e bantus, Nigeria, Benin e Angola. A similaridade entre as divindades não fazem a diferença entre eles e sim suas individualidades.
Gongobila é um Nkise com características semelhantes a Logun que é um orixá e Ajaunsi que é um vodun.Esse é o meu ponto de vista
Obrigada pela participação

Anônimo disse...

A tempos me disseram que sou filho de LOGUN, porém nunca fui a fundo pra ter a certeza. A 2 anos frequento uma roça de candomblé e lá foi confirmado que sou de LOGUN, mas ainda não perguntei por receio, ou oportunidade sei lá... Sou do tipo temperamental, ao mesmo temo que quero algo perto, desejo o mais distante de mim enfim, meio individualista ao mesmo tempo simples e humilde, sei que sou de bom coração mas as vezes tomo por mim como se eu fosse unico e exclusivo, esse ano vou dar BORI será que vou ser mais centrado nas minhas emoções?
mas a minha duvida é LOGUN e GONGOBILA são os mesmos? Muda só o nome por ser candomblé?
Frequento uma roça de Angola!
Desde já agadeço pela atenção, tenha uma boa semana

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Mukuiu, Kolofe! O ritual do Bori tem a função de nutrir e alimentar nossa cabeça e é nesse momento que devemos pedir ao nosso ori abenção, desculpas, equilibrio, segurança, etc...então com certeza suas emoções se equilibrirão, se assim vc quiser. Nunca esqueça que ori é soberano.Agora em relaçao a Logum,e Gongobila, cada um é cada um, com caracteristicas semelhantes. Outra coisa não tenha receio de perguntar nada a seu zelador, ele é a pessoa mais indicada para sanar suas dúvidas, pois afinal de contas, é a ele que vc esta confiando a sua cabeça.
Boa sorte!

Anônimo disse...

MUKUIU!!!
GOSTARIA DE SABER AS CARACTERISTICAS MARCANTES DE UM FILHO DE GONGOBILA E UM FILHO DE LOGUN EDÉ!
MINHA DATA DE NASCIMENTO É 25/02/1977
ATENCIOSAMENTE
ADILSON FRANCISCO ROSA

Anônimo disse...

oi prazer..queria saber ..porque meu pai de santo na bahia coloca mel no oxossi dele....olha ele e muito famozo na bahia..eu perguntei pra ele e ele disse quem nao gosta do mel gfosta de feu

Anônimo disse...

eu sou filho de oxossi gongobila e oxum anpara pode

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Aprendemos, que não se usa mel em Oxossi por ser um contra axé relatado em vários itans. Um deles conta que o mel faz com que ele lembre do sofrimento de seu filho Logun qdo atacado por abelhas que caíram sobre sua cabeça. Outro diz que as abelhas — mensageiras de Oxossi, que deixam o seu mel aos pés de Iroko ou do Apáoká — a verdadeira mãe de Oxossi, a que lhe deu o tesouro, que nada mais é do que o mel alimento real e o Àsé principal das divindades femininas. As abelhas representam os espíritos de antepassados femininos que povoavam a floresta. Outro conta que somente o povo Ketu não utiliza mel, por este povo quando sitiados pelos inimigos foi salvo pelo surgimento de um enxame de abelhas que produziu uma grande quantidade de mel, saciando assim, a fome da população. E por isso o mel ofertado a Oxossi, Rei dos Ketus, passou a ser intedição, e com a observação de que,na Bahia, apenas uma "qualidade" deste orixá não aceita mel. Então, cada um com seu cada um, quem sou eu pra dizer o que esta certo ou errado, se funciona pra ele, nunca lhe causou danos, qual o problema? Como acredito na vontade dos deuses, não em manuais de quizilas, bekos, ewos, podes e não podes, criados pelos humanos, concordo com ele. O Oxossi cultuado por ele não se importa com o mel. E ponto final. Quem sabe o que o deus dele gosta ou não gosta, é ele, por sua própria observação e confirmação pelo jogo de búzios,acredito eu. Esclarecendo ainda, não estou dizendo que quem não coloca mel esta certo ou errado, longe de mim, só estou dizendo que cada um sabe da sua história.

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Porque não? Só posso te dar uma explicação, não existe uma tabela de compatibilidades, não há uma regra. O que traduz o que pode ou não pode é o jogo de búzios.