sexta-feira, 26 de março de 2010

ERVAS E SUAS FUNÇÕES RITUALISTICAS - OBALUAYE/SAKPATA/KAVIUNGO

Obaluaye





Agoniada: Faz parte de todas as obrigações do deus das endemia e epidemias. Utilizada no bori, nas lavagens de contas e na iniciação. Esta erva purifica os filhos-de-santo, deixando-os livres de fluidos negativos.
Alfavaca-roxa: Empregada em todas as obrigações de cabeça e nos abô dos filhos deste orixá. Muito usada em banhos de limpeza ou descarrego.
Alfazema : Empregada em todas as obrigações de cabeça. É aplicada nas defumações de limpeza, usada também na magia amorosa em forma de perfume.
Babosa: Muito usada em rituais de Umbanda, mais especificamente em defumações pessoais. Para que se faça a defumação, é necessário queimar suas folhas depois de secas. Isso leva um certo tempo, devido a gosma abundante que há na babosa. A defumação é feita após o banho de descarrego.
Araticum-de-areia – Malolô: Liturgicamente, os bantos a usam nos banhos de descarrego, em mistura de outra erva.
Arrebenta cavalo: No uso ritualístico esta erva é empregada em banhos fortes do pescoço para baixo, em hora aberta. É também usado em magias para atrair simpatia.
Assa-peixe: Usada em banhos de limpeza e nos bori.
Musgo: Aplicada em todas as obrigações de cabeça referentes a qualquer orixá.
Beldroega: Usada nas purificações das pedras de orixá e, principalmente as de Exu.
Canena Coirana: Vegetal de excelente aplicação litúrgica, pois entra em todas as obrigações.
Capixingui: Empregada em todas as obrigações de cabeça, nos abô, nos banhos de purificação e limpeza e, também nos sacudimentos.
Cordão de Frade: É aplicada somente em banhos de limpeza e descarrego dos filhos deste orixá.
Erva-Moura: Esta erva faz parte dos banhos de limpeza e purificação dos filhos do orixá.
Estoraque Brasileiro: Sua resina é colhida e reduzida a pó. Este pó, misturado com benjoim, é usado em defumações pessoais. Essa defumação destina-se a arrancar males.
Figo Benjamim: Erva muito usada na purificação de pedras ou ferramentas e na preparação do fetiche de Exu. Empregada, também, em banhos fortes para pôr fim a padecimentos de pessoa que esteja sofrendo obsidiação ou obsessão.
Hortelã brava: Empregada em obrigações de ori, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos deste orixá.
Guararema: Em terreiros de Umbanda e Candomblé ela é aplicada em banhos fortes e nos descarrego. Os galhos da erva são usados em sacudimentos domiciliares. Os banhos fortes a que nos referimos são aplicados em encruzilhadas – na encruzilhada em que se tomar o banho arria-se um mi-ami-ami, oferecido a Exu. E deve ser feito em uma encruzilhada tranqüila. É um banho de efeitos surpreendentes.
Jenipapo: As folhas servem para banhos de descarrego e limpeza.
Jurubeba: Somente usada em obrigações com objetivo de descarrego e limpeza.
Mangue Cebola: É usado apenas em sacudimentos domiciliares, utilizando o fruto, a cebola. Procede-se assim: corta-se a cebola em pedaços miúdos e, cantando-se para Exu, espalha-se pela casa, nos recantos, e sob os móveis.
Mangue vermelho: Usa-se apenas as folhas, em banhos de descarrego.
Manjericão-roxo: Empregado nas obrigações de ori dos filhos pertencentes ao orixá das endemias. Colhido e seco, sua folha previne contra raios e coriscos em dias de tempestades, usando o defumador. Também é usada como purificador de ambiente.
Panacéia: Entra nas obrigações de ori e banhos de descarrego ou limpeza.
Picão da praia: Apenas na Bahia ouvimos falar que esta planta pertence a Obaluaiê.
Piteira imperial: Seu uso se limita às defumações pessoais, que são feitas após o banho.
Quitoco: Usada em banhos de descarrego ou limpeza.
Trombeteira branca: É usada nos banhos de limpeza dos filhos do orixá da varíola.
Urtiga-mamão: Aplicada em banhos fortes, somente em casos de invasão de eguns. O banho emprega-se do pescoço para baixo. Esse banho destrói larvas astrais e afasta influências perniciosas.
Velame do campo: Vegetal utilizado em todas as obrigações principais: bori, simples ou completo. Indispensável na feitura de santo e nos abô dos filhos do orixá.
Velame verdadeiro: Possui plena aplicação em quaisquer obrigações de cabeça e nos abô. Usada também nos sacudimentos.

Nenhum comentário: