segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ALGUNS EXUS NA UMBANDA E SUAS CARACTERISTICAS

 ENCRUZILHADAS

As encruzilhadas na umbanda simbolizam o encontro entre os diversos caminhos que podemos percorrer. Nas encruzilhadas, todos se encontram,todas as energias se cruzam. é um local, tanto no físico, quanto no astral saturado de poderes energéticos. é associada com frequência ao conteúdo simbólico da porta, ou seja ao acesso às diversas frequências vibratórias. por isso também pode simbolizar a passagem para algo novo ou os portais mágicos que se abrem para novas dimensões.

Exu e Pombagira - Senhores das Encruzilhadas.
Na umbanda, não se cultua exú como orixá, e sim como espírito de um humano, servem ao comando de todos os orixás. E as pombas giras que também são espíritos guardiões, e que trabalham as mesmas questões e demandas que os exús guardiões, ficaram também responsáveis pelas "encruzilhadas". Para que houvesse uma ordem metodológica, à elas coube o domínio maior sobre as encruzilhadas em forma de "t" e "y". Mas, exús e pombas giras estão presente em todos os caminhos e em qualquer tipo de encruzilhadas.
Exu e Pombagira são espíritos em busca de evolução e compromissados com a espiritualidade superior, que falam em perdão, em Lei, em ação e reação, em fé e em Deus, assim como um espírito de preto-velho ou caboclo.
Exu é um ser de luz, possuidor de grande astúcia e perspicácia, sabe exatamente como identificar os pontos fracos dos seres humanos e isso não tem nada a ver com malandragem.
Exu em Yorubá significa ESFERA, aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim.
Exu é principio de tudo, e junto com o Orixá Ogum é aquele que permite a abertura de todos os caminhos e de todas as passagens. É também a saída de todos os problemas. Exu é o vigor e a coragem. Exu é dual, pois é a vitalidade e a desvitalidade; a verdade e a mentira, é esgotador e ativador de carmas. Exu é o ponto mais obscuro do ser, pois é o nosso próprio interior. É o mais humano dos Mistérios, é o Mistério que mais se humanizou. Exu escreve reto em linhas tortas, escreve torto em linhas retas e escreve torto em linhas tortas. Exu é fator Revelador, aquele que vê o negativismo dos seres, aquele que sabe e revela tudo, mas não se envolve com nada que não seja permitido pela Lei de Ogum.
Esses atributos é que levam a incompreensão e o temor dos seres humanos em relação a Exu, afinal Ele conhece o lado obscuro dos médiuns e dos consulentes.

Exus estão divididos em 3 grandes linhas: Cemitério, Encruzilhada e Estrada


Exus do Cemitério: É formada por Exus sérios, em sua maioria servidores de Omulu (Rei do Cemitério). Não costumam dar consulta, se apresentam principalmente em grandes obrigações, trabalhos e descarregos.
Ex: Sr. João Caveira; Sr. 7 Cata­cumbas; Sr. 7 Facas; Sr. 7 Ossa­das; Sr. Quebra Ossos; D.Maria Quitéria; D.Rosa Caveira, etc



EXUS DO CEMITÉRIO



Tatá Caveira é um exu, ou seja, uma entidade que trabalha na Umbanda, através da incorporação de médiuns. Antes de ser uma entidade, Tatá Caveira viveu na terra física, assim como todos nós. Acreditamos que nasceu em 670 D.C., e viveu até dezembro de 698, no Egito, ou de acordo com a própria entidade, "Na minha terra sagrada, na beira do Grande Rio".
Como entidade, o Chefe-de-falange Tatá Caveira é muito incompreendido, e tem poucos cavalos. São raros os médiuns que o incorporam, pois tem fama de bravo e rabugento. No entanto, diversos médiuns incorporam exus de sua falange.
Tatá é brincalhão, ao mesmo tempo sério e austero. Quando fala algo, o faz com firmeza e nunca na dúvida. Tem temperamento inconstante, se apresentando ora alegre, ora nervoso, ora calmo, ora apressado, por isso é dado por muitos como louco. No entanto, Tatá Caveira é extremamente leal e amigo, sendo até um pouco ciumento. Fidelidade é uma de suas características mais marcantes, por isso mesmo Tatá não perdoa traição e valoriza muito a amizade verdadeira. Considera a pior das traições a traição de um amigo. Entre os exus da linha de Caveira, existem: Tatá Caveira, João Caveira, Caveirinha, Rosa Caveira, Dr. Caveira (7 Caveiras), Quebra-Osso, entre muitos outros.





Sete Catacumbas, bravo, nervoso, bondoso, não tem misericórdia de espíritos que atrapalham o sossego alheio, no entanto é um fiel protetor e grande conselheiro de todos que queiram fazer do seu mundo um lugar melhor pra se viver. Esse poderoso Exú da Umbanda, Kimbanda e Candomblé, conhecido no Catimbó como Mestre 7 Catacumbas. Onde ele fica pode ter certeza não fica um egum por perto. Uma característica muito impressionante é que quando ele vai embora arrasta consigo tudo de ruim que houver no terreiro.






Rosa Caveira (Pomba-Gira Guerreira e Justiceira), em sua apresentação astral ela vem em forma de mulher ou caveira, ou meio a meio sempre com uma Rosa amarela em suas mãos e uma caveira aos seus pés, caveira esta que representa, todos seus inimigos que cruzam seu caminho.
Trabalha na linha das almas e faz parte da falange do Exu Caveira e Tatá Caveira.
Seu ponto de força, é no cruzeiro das almas, onde são entregues seus pedidos e oferendas.
Sua Flor preferida é Rosa Amarela.
Sua guia é, preto e branco ou amarelo e preto.
Ela viveu aproximadamente á 2.300 anos antes de Cristo, na região da Mongólia, os seus pais eram agricultores e tinham muita terra. Ela era uma das 7 filhas do casal, sendo que seu nascimento, deu-se na primavera e a mãe dela tinha um jardim muito grande de rosas vermelhas e amarelas, que rodeava toda sua casa. E foi nesse jardim, onde ocorreu seu parto. Seus pais além de serem agricultores, também eram feiticeiros, mas só praticavam o bem para aqueles que os procuravam, e sua mãe tinha muita fé em um cruzeiro que existia atrás de sua casa no meio do jardim, onde seus parentes eram enterrados. No parto da Rosa Caveira, a mãe estava com problemas, e dificultava o nascimento da mesma e estava perdendo muito sangue, podendo até morrer no parto. Foi quando a avó da Rosa Caveira que já havia falecido há muito tempo, e estava sepultada naquele cemitério atrás de sua casa, vendo o sofrimento de sua filha, veio espiritualmente ajuda-la no parto, sendo que sua mãe com muita dificuldade e a ajuda de sua avó (falecida), conseguiu dar a luz a Rosa Caveira, e como prova de seu Amor a neta, sua avó, colocou em sua volta, várias Rosas Amarelas e pediu a sua filha que a batiza-se com o nome de ROSA CAVEIRA, pelo fato dela ter nascido em um jardim repleto de Rosas e em cima de um Campo Santo (cemitério), e também por causa da aparência Astral de sua mãe (avó), que aparentava uma Caveira. E em agradecimento a ajuda da mesma, ela colocou uma Rosa Amarela em seu peito e segurando a mão de sua mãe, a batizou com o nome de ROSA CAVEIRA DO CRUZEIRO, conhecida com o nome popular de Rosa Caveira.


Exus da Encruzilhada: Esta linha é formada por Exus que servem a Orixás diversos. Não são brincalhões como os Exus da estrada, mas também não são tão fechados como os do cemitério. Gostam de dar consulta e também de participar em obrigações e descarregos. Alguns deles se aproximam muito (em suas características) da linha do cemitério, são os que chamamos de "Encruza pesada", enquanto outros se aproximam mais da linha da estrada, "Encruza leve".

Ex: Sr.Tranca Rua; Sr. Veludo; D. 7 Encruzilhadas; Sr. 7 Encruzilhadas; D. Maria Mulambo; D. Maceió; Exú 7 ventanias etc...


EXUS DA ENCRUZILHADA

Exu Tranca Rua - O Senhor de Mbaré: Senhor do mundo espiritual onde está sua origem e sua morada. Tem duas formas de se apresentar no mundo espiritual e popular: A primeira é da vinda desta entidade como mago, feiticeiro e bruxo ao mundo dos mortais para ser útil a quem da magia tem necessidade para alcançar seus objetivos. Este mestre mago feiticeiro, Rei do mundo espiritual vem ao mundo físico e se apresenta como  Exú Tranca Ruas da Almas. Ele tem o poder de fechar e abrir os caminhos para o ser humano e também de ter as almas perdidas sem luz como escravos para prestar-lhe reverencias e fazer o que ele ordenar. Este é um dos motivos pelo qual ele foi enviado aqui no plano físico, para pegar as almas perdidas, formar seu Exército para lhe servir e também formar uma hierarquia para que todos as almas perdidas fossem transformadas em seu exército, e desta forma encontrem o caminho novamente para a luz através dele mesmo, podendo assim vigiar, receber as oferendas que são depositadas nas ruas de qualquer cidade aonde Exú Tranca Rua tem o poder absoluto ( o Reino das Ruas ). Essa entidade protege a entrada das casas , nada se movimenta ou sai de uma casa para as ruas, nada chega ao seu destino de origem como nas matas e outros locais fora da cidade sem que antes sejam realizadas oferendas á Exú Tranca Rua.
Obs.: Esta entidade é a que mais possui conhecimento para indicar amuletos na cabaça e outros apetrechos para ser colocado como segurança na entrada dos estabelecimentos comerciais e nas residências, que servem contra inveja, feitiços, pragas, demandas, etc...  Tem como seu curiador bebidas finas de malte envelhecido, adoração pelo luxo, pedras preciosas, pratarias, porcelanas, e antiguidades valiosas. Recebe padê como todas as entidades,  alimentos de carnes preparados dentro do templo pela pessoa específica do cargo e encarregada de faze-lo.  Seu vestuário é cartola sofisticada de época, sua capa varia nas cores azul turquesa, roxo e negro tendo contrastes em vermelho decorada de safira de preferência amarelo dourada que simboliza sua riqueza e a presença de seu reino. Geralmente solicita para seu conforto tronos entalhados em madeira e marfim é extremamente educado e fino, poderoso e sinistro é uma entidade muito melindrosa nunca solicite os seus serviços sem de fato ter certeza do que deseja porque os seus trabalhos são alta magia e muito eficazes.



Exú Veludo Pertence à Linha das Encruzilhadas.É assistente imediato do Exu Rei das 7 Encruzilhadas.Obedece á Ogun.Seu ponto de força é no lado direito da margem do rio em relação ao por do sol. Um outro detalhe observado e que gostam (mas não fazem disso uma constante, talvez devido o ambiente onde está o médium) é o de fazerem os seus médiuns trabalharem descalços e, quando Exus Veludos caminham, dão a impressão de que estão amassando e/ou pisando sobre areia. Recebe oferendas de trabalho na beira da água, tanto doce como salgada.Sua forma astral é na forma de um cavalheiro ricamente vestido, aparecendo entretanto como característica dissonante de sua personalidade.
Veste-se elegantemente de vermelho e preto, também com capa nessa cor.Bebe todos os tipos de bebidas finas e fortes e fuma charutos de boa qualidade. A origem do nome é bem antiga, do tempo em que as pessoas de fala mansa, calma, tranqüila, eram lembradas como: "tal pessoa é um veludo no falar".Portanto, a onomatopéia da voz desse Exu se confunde com uma qualidade de voz aveludada.Onde incorpora um Exu Veludo, fatalmente incorpora também o Exu dos Rios, possuindo ambos identidade e apresentação quase idênticas Apesar de ser "um veludo" no falar, é uma entidade muito forte.Protege por demais os seus médiuns, e exige muito deles para a manutenção dessa ligação médium/Exu Veludo. Este Exu, vem das costas orientais da África, era swahili (negro arabizado).Usa um turbante na cabeça, e lindos tecidos de veludo trazidos de oriente, que lhe valeram o apelido na Kimbanda de "veludo" . Dado a sua forma luxuosa de se vestir, no estilo muçulmano, muitos que viram seu tipo de apresentação através da mediunidade, o confundiram com um cigano e o associaram com os mesmos.Isto não significa que não trabalhe com os ciganos, ao contrário, tem inclusive uma passagem ou caminho que se apresenta como um. Tem muitos conhecimentos sobre feitiços que se fazem utilizando panos,tigelas, agulhas, pembas e outros ingredientes.
Abre os caminhos e limpa trabalhos negativos feitos nos cemitérios. Gosta de um bom whisky e grossos charutos.
Alguns de seus caminhos são:
Exu Veludo da Meia Noite
Exu Veludo Cigano
Exu Veludo 7 Encruzilhadas
Exu Veludo Menino (Veludinho)
Exu Veludo dos 7 Cruzeiros
Exu Veludo das Almas
Exu Veludo dos Infernos
Exu Veludo da Kalunga
Exu Veludo da Praia
Exu Veludo do Oriente
Exu Veludo Sigatana
Exu Veludo do Lixo



Dona Maria Mulambo. Entidade amada, respeitada e muito solicitada nos terreiros em geral. É muita interessada e dedicada em ajudar seus "médiuns" e protegidos. Quase sempre mostra-se como uma mulher fina, requintada e nada vulgar. É considerada a entidade capaz de ajustar a vida como um todo. Mas cobra de seus protegidos ação e caráter firmes. Também tem muitos protegidos no mundo espiritual, e também a eles são feitas as cobranças necessárias à sua evolução. Faz de um tudo para ajudar a seus médiuns e a todos que a procuram em busca de soluções para as dificuldades de suas vidas. Maria Mulambo costuma trabalhar dentro da vibração de Iansã. Seus trajes variam muito, como as suas cores. Pode usar o vermelho e preto, o preto, o vermelho, trajes coloridos, saias esfarrapadas ou com tiras, até trajes mais requintados.
As cores de suas guias são a vermelha e a preta, combinadas de sete em sete contas. Suas oferendas podem ser simples ou complexas, dependendo do objetivo do trabalho. Costuma pedir fitas vermelhas e pretas em quase todos os seus trabalhos. Pode trabalhar com velas vermelhas, vermelhas e pretas, pretas e também brancas.Pode receber seus ebós (oferendas) nas encruzilhadas em T, terreiros ou em outro local solicitado por ela.
Maria Mulambo é a protetora das mulheres com muitas dificuldades financeiras , doenças, depressões, mas cobra-lhes vontade e atitude.

Sete Ventanias - É um dos exús mais antigos. É rarissímo se apresentar, pois já atingiu um alto estágio de evolução. É um exú da legião de Yemanjá e falange de Yansã.

Exus da Estrada: São os mais "brincalhões". Suas consultas são sempre recheadas de boas gargalhadas, porém é bom lembrar que como em qualquer consulta com um guia incorporado, o respeito deve ser mantido e sendo assim estas "brincadeiras" devem partir SEMPRE do guia e nunca do consulente. São os guias que mais dão consultas em uma gira de Exu, se movimentam muito e também falam bastante, alguns chegam a dar consulta a várias pessoas ao mesmo tempo. Nesta linha trabalham vários espíritos, desde os Exus da estrada propriamente dita, como também os Cíganos e a malandragem. Também se encaixam nesta linha alguns espíritos, que apesar de já terem atingido um certo grau de evolução, optaram por continuar sua jornada espiritual trabalhando como Exus (Exu Mangueira, Exu do Tempo, etc...).
Ex: D. Maria Padilha; Sr. Zé Pelintra; D. Rosa Vermelha; Sr. Tiriri; D. Cigana/Ciganinha, etc...


Exu Tiriri - Exu chefe das falanges das encruzilhadas. Sua energia está concentrada nas intersecções de estradas em áreas rurais, caminhos e estradas rurais, e cruzamentos  nas estradas. Tem acesso a todos os lugares. Existem vários nomes  de Tiriri, aqui estão algumas:◦Seu Tiriri das Encruzilhadas ◦Seu Tiriri das Matas ◦Seu Tiriri dos ◦Seu Tiriri Menino ◦Seu Tiriri da Kalunga ◦Seu Tiriri das Almas ◦Seu Tiriri da Figueira ◦Seu Tiriri do Cruzeiro ◦Seu Tiriri da Meia Noite ◦Seu Tiriri Cigano.  Todos eles estão agem nas encruzilhadas. Estão sobre o comando  dos seguintes exus  importantes: ◦Tiriri Bara ◦Tiriri Apavena ◦Tiriri Apanada ◦Tiriri Lonan.
Tiriri - "A senhor da visão", aquele que vê mais longe do que outros.  É frequentemente chamado para trabalhar com o jogo de búzios e outros sistemas de oráculos Africano. 
Aparece como uma pele escura, com um bigode pontudo e uma cabeça raspada (ou com o cabelo muito curto). Ele gosta de alta qualidade, nos charutos e bebidas alcoólicas, principalmente uísque.
Tem  uma aparencia estravagante. Suas roupas principalmente em tons de vermelho e preto, usando também em branco. Se, no entanto, tem também um caminho relacionado com o reino da praia e com o povo deste reino, por ser da estrada esta conectado com o povo dos ciganos, ele também usa tons de azul em suas roupas. Neste último caso, pode ter outras cores. Usa  nas mãos um bastão de madeira.
Em sua última encarnação na terra apresenta-se  como um mestiço, descendente de escravos, um homem negro com deformações no rosto. 

Maria Padilha do Cruzeiro das Almas - Minha Rainha Amada e Poderosa - Gosta de dançar, de roupas com brilho,em tons de vermelho e dourado, quase nada preto, fuma  cigarro longo ou cigarrilhas, finas; sua bebida favorita é o champagne, gosta de taças exageradamente lindas,  gosta de usar rosa vermelha no cabelo, é vaidosa, brincos, pulseiras que façam ruídos,baton e perfume de boa  qualidade. Sensual e ligada as questões do amor.Sua gargalhada inconfundível,misturada com sua conversa direcionada e envolvente, são muito parecidos com nós humanos encarnados.Resolve os assuntos mais urgentes, é infalível e resolutíva.  Busca a evolução, trabalhando na prática do bem. Não costuma prejudicar ninguém! Mas não deixa barato as ofensas recebidas; por este motivo, devemos tomar cuidado com a forma de tratá-la. Muitas vezes e irônicas, mas muto divertida. Quando nervosa ou brava, fica incontrolável. Te-la como amiga, é ter proteção garantida. Aceita suas oferendas nas esquinas de cemitérios. As oferendas devem  ser colocadas sempre sobre uma toalha vermelha.
Obs.: Todas as fotos são apenas ilustrativas. Não corresponde a nenhuma imagem dos queridos exus e pomba giras da nossa Umbanda querida.

31 comentários:

Anônimo disse...

Esssa eu garanto...rsrsrsrs. Ju

Hunso Sueli de Vodun Abe disse...

Olá! Não faltou não rsss. Eu que não tenho nenhuma literatura que fale sobre esta entidade. A única informação que tenho onde Bara da Rua é citado, esta em um ponto de Umbanda de Exu Destranca Ruas entidade que tb não tenho conhecimento. Se o amigo tiver alguma informação desses Exús me passe que postarei com imensa satisfação.
Breve estarei postando uma matéria que falará especificamente das diferenças entre a divindade e a entidade Exú.
Obrigada pela sua participação.

lauriane disse...

quero solicitar a origem do exu sete ventania
desde ja fico agradecida...

Hunso Sueli de Vodun Abe disse...

Olá Lauriane
Exu 7 ventanias é um exu originário da linha de Yemanja e da falange de Yansã.
Obrigada pela sua participação.

Liliane disse...

Me fale um pouco sobre o Exu João Caveira

Celinho disse...

Alguem pode me dar alguma informação sobre o exu Quebra Ossos, como ponto riscado e cantado?
agradeço

Anônimo disse...

queria informações sobre Sr Tiriri que usa uma capa vermelha com o ponto riscado nela, meu pai era da umbanda e incorporava ele, meu pai morreu a 22 anos e nunca mais falei com o Sr tiriri, tenho muita vontade, se solber por favor me ajude, moro em brasilia

Héllen.

Anônimo disse...

Ola.
Gastaria de saber mais informações sobre a pomba gira Dona Maceio.
Se possivel a historia, sua falange e sua maneira de trabalho.
Obrigado

Anônimo disse...

Olá,
gostaria de saber a diferença do tranca rua, para o destranca rua?
Qual dos dois é para negócios?

Obrigada.

Anônimo disse...

Oh! Benditos, Poderosos, Fortes! 7 Exús MARABÔ! Saravá! Laroiê! Mojubá! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Eterna, Infinitamente, Grato, por tudo de bom, a mim! Axé, Axé, muito Axé!

Anônimo disse...

Oh! Bendito, Forte, Poderoso, Grandioso, Generoso, Glorioso, Vitorioso! Exú MARABÔ (PUT SATANAKIA)! Alaroê (Laroiê, Aruê, Arô))! Mojubá (Amojubá, Emojubá, Enamojubá, Omojubá)! Saravá! Salve! Motumbá! Ave! Kolofê! Viva! Mukuiu! Pavanã! Alupô (Lalupô, Alalupô)! Alupandê! Pavanã! Namastê! Shalom! Om Shanti! Jaya Ahow! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Axé, Axé, muito Axé!

Anônimo disse...

Oh! Sempre! Bendito, Forte, Poderoso (Grandioso, Generoso, Glorioso, Vitorioso)! Sempre! Meu Exú MARABÔ (PUT SATANAKIA)! Sempre! Alaroê, Saravá, Motumbá! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Axé, Axé, muito Axé!...

danielle sidure disse...

OLÁ BOA NOITE! GOSTARIA DE SABER SE A POMBO GIRA ROSA CAVEIRA TEM ALGUMA LIGAÇAO OU ALGUMA COISA HAVER COM A POMBO GIRA TATA MULAMBO.

DESDE JÁ OBRIGADA.

Tais lopes disse...

vc poderia me falar um pouko da pomba gira sete montanha ?

Barbara disse...

Quero saber sobre o Exu Sete Ossos, não encontro nada falando sobre ele

elaine disse...

Boa noite gostaria de saber se quem e filho de xangô e oxum pode girar com exus tiriri das almas e Maria mulambo das alma desde já obrigada

elaine disse...

Boa noite gostaria de saber se quem e filho de xangô e oxum pode girar com exus tiriri das almas e Maria mulambo das alma desde já obrigada

Unknown disse...

Gostaria de saber algumas coisas sobre exu mulambo história em qual orixá dos médiuns ele vem

Anônimo disse...

Bom dia, gostaria de saber mais sobre o exu cemitério, (o nome dele cemitério, e não do cemitério) obrigado desde ja...

Anônimo disse...

Bom dia!
Gostaria muito se possível, obter informações
sobre Exu Gargalhada.
Desde já agradeço.

Renata disse...

por favor alguem poderia me dar alguma informação sobre o exu terra preta, não consigo achar nada sobre ele.

Anônimo disse...

Gostaria de saber sobre o Exu Meia Noite.
Suas características, do que gosta, como é, a que linha pertence etc.
Obrigado!

Anônimo disse...

Eu queria saber sobre o Exu das ALMAS. pois não possui uma identidade dele, originária, pois existe a falange das ALMAS, sonhei em que eu estava incoporado, com uma capa preta, e uma roupa branca, e um fio de contas, pretos com brancos intercalados, poderia ter o EXU DAS ALMAS com esse nome ? ou teria outra apresentação das almas ? Obrigado desde já.

Alan Jefferson disse...

Oi,gostaria de saber algo sobre exu 7gargalhadas,oque fuma oque bebe,como trabalha etc...desde ja obrigado

Alan Jefferson disse...

Oi,gostaria de saber algo sobre exu 7gargalhadas,oque fuma oque bebe,como trabalha etc...desde ja obrigado

Unknown disse...

Olá gostaria de saber se existe o exu tranca rua da Guiné . obrigada

Silvana Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Qria ler uma matéria sobre a vida antigamente do Exu Mulambo homem.
Não Maria Mulambo obr

Gi e Cris disse...

Trabalho com Tranca Rua das Sete Encruzilhadas e segundo conta ele foi um padre e apesar de brincar algumas vezes geralmente sua postura é mais séria. Laroye

Cardial disse...

O Sangue de Jesus tem poder!

Anônimo disse...

Toda honra e toda glória sejam dadas ao Deus de Abraão, Isaac e Jacó. Ao Deus criador e toda a terra e senhor dos senhores. Porque há poder no sangue de Jesus. Só ao senhor teu Deus adorarás e so a ele prestarás culto.