quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O QUE COME CADA ORIXÁ - NO BATUQUE/CABINDA - 2ª PARTE

OFERENDAS DE IANSÃ




IANSÃ OIÁ TIMBOÁ



Pipocas, 07 rodelas de batata frita no azeite comum, 01 maçã, 01 moranga cozida recheada com carne moída.Opcional: rosa vermelha, leque, espelho, perfume, jóias, manga, morango, bombom vermelho, acarajés, doce de batata doce, doce de abóbora, abóbora, par de alianças, fitas, laços, cerejas. O lugar onde se leva as oferenda e onde se despacha: Em uma Figueira.


IANSÃ OIÁ DIRÃ



Pipocas, 07 rodelas de batata frita no azeite comum, 03 batata doce assada, 01 maçã, 01 panela de batata inglesa cozida, 07 palheiros. Opcional: rosa vermelha, leque, espelho, perfume, jóias, manga, morango, bombom vermelho, acarajés, doce de batata doce, doce de abóbora, abóbora, par de alianças, fitas, laços, cerejas. O lugar onde se leva as oferenda e onde se despacha: No cruzeiro..


IANSÃ OIÁ



Pipocas, 07 rodelas de batata frita no azeite comum, 01 batata doce assada, 01 maçã. Opcional: rosa vermelha, leque, espelho, perfume, jóias, manga, morango, bombom vermelho, acarajés, doce de batata doce, doce de abóbora, abóbora, par de alianças, fitas, laços, cerejas. O lugar onde se leva as oferenda e onde se despacha:: No mato próximo a uma árvore, em uma árvore próximo da beira da praia, na beira da praia.






OFERENDAS DE XANGÔ


XANGÔ AGANDJÚ IBEJE




Amalá - Pirão (farinha de mandioca e farinha de milho), ensopado de carne de peito, temperado com alho, cebola e mostarda cozida só no bafo da panela da carne, 06 bananas da terra ou Catarina, 01 maçã vermelha partida em 04 partes, 06 doces de massa, balas, pirulitos, bombons, mil folhas. Opcional: morango, caqui, bombons, mil folhas e doces de massa, brinquedos, refringentes, balões, mariolas. O lugar onde se leva as oferenda e onde se despacha: Numa pedreira de praia ou numa pracinha de crianças (próximo dos balanços).


XANGÔ AGANDJÚ

Amalá - Pirão de farinha de mandioca, ensopado de carne de peito bem picada e cozida, temperada com alho, cebola e mostarda cozida, 06 bananas da terra ou Catarina, 01 maçã vermelha partida em 04 partes. Opcional: morango, caqui, bombons, mil folhas e doces de massa, mariolas. O lugar onde se leva as oferenda e onde se despacha: Numa pedreira de beira de praia






XANGÔ AGODÔ

Amalá - Pirão de farinha de mandioca, ensopado de carne de peito bem picada grande e cozida, temperada com alho, cebola e mostarda cozida, 12 bananas da terra ou Catarina, 01 maçã vermelha partida em 04 partes. Opcional: morango, caqui. O lugar onde se leva as oferenda e onde se despacha: Numa pedreira de mato ou numa pedreira de cachoeira.


OFERENDAS DE ODÉ/OTIM

Costela de porco frita no azeite comum, miamiã doce (farinha de mandioca e mel, feijão miúdo torrado e pipocas. Opcional: doces, balas, bombons, pirulitos, refrigerantes, brinquedos, mamadeiras.
O lugar onde se leva as oferenda e onde se despacha: Odé: Num coqueiro de mato ou num coqueiro de praia. Otim: Num coqueiro de mato ou num coqueiro de praia.

continua........

3 comentários:

isabelle disse...

olá gostaria de fazer uma pergunta..é verdade que não se coloca abóbora em oferenda para iansa?Na minha obrigação forão colocados 9 pedaços de abóbora mas dizem que iansa tem quizila com abóbora.obrigada

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Olá Isabelle!

A abóbora é uma grande quizila, deve ser respeitada, mas não é quizila de todos. A quizila da abóbora (quizila de Iansã) é universal do ponto de vista da identidade da comunidade, por exemplo no Candomblé do Sul - Batuque, as oferendas para Iansã levam abóbora mas, do ponto de vista individual, fora do espaço do terreiro, a sua eficácia é relativa e nem todos os filhos de santo sofrem sequelas por consumi-la.

Anônimo disse...

Olá,Meu nome é Maiara, gostaria de saber qual orixá exatamente gosta de doces, ando tendo sonhos com oferendas de doces e gostaria de saber qual gosta de doces, desde já muito obrigada!