sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O QUE COME CADA ORIXÁ - NO BATUQUE/CABINDA - 3º PARTE

OFERENDAS DE OBÁ




Canjica amarela cozida, feijão miúdo cozido, misturados com salsa picada e azeite de dendê.  Opcional: lentilha cozida, abacaxi, rosa cor de rosa, leque, espelho, pente, brincos, pipoca, doces de massa, orelha de macaco, balas de goma. O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha: No cruzeiro aberto ou no mato ou na figueira.

OFERENDAS DE OSSANHA



Um opeté de batata inglesa sem casca, um opeté de batata inglesa com casca e pipocas. Opcional: lingüiça de porco frita ou assada, ovo cozido, figo, abacate, melão, mamão, alface, moedas. O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha:  Num coqueiro de mato ou num coqueiro de praia ou na figueira


OFERENDAS DE XAPANÃ



Xapanã Jubeteí, Belujá, Sapatá


Feijão preto torrado, amendoim torrado, e pipocas. Opcional: opete de batata inglesa, decorado com milho, feijão e amendoim, pés-de-moleque, fatias de coco fritas no dende. O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha:


Xapanã Jubeteí:Na figueira de mato ou no mato.


Xapanã Belujá: Numa figueira de praia ou numa figueira de mato ou no mato.


Xapanã Sapatá: Numa figueira de mato.


OFERENDAS DE OXUM


Oxum Epandá Ibeje



Canjica amarela cozida, 08 doces de massa, 01 maçã verde partida em 04 pedaços, balas, bombons, pirulitos e quindins.Opcional: brinquedinhos de menina, balões, Omolocum( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel.Oxum. O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha: Na beira da praia ou numa pracinha de crianças(próximo aos balanços.


Oxum Epandá

Canjica amarela e quindins.Opcional: flores, pudim, ambrozia, cerejas, doce olho de sogra amarelo, leque, espelho, pente, perfume, Omolocum( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel.
O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha: Na beira da praia de água doce ou salgada, ou na beira de uma cachoeira


Oxum Ademum



Couve partida fina, refogada com farinha de milho, gema de ovo cozido esmagado e misturado com a couvee moedas.Opcional: flores, pudim, ambrozia, cerejas, doce olho de sogra amarelo, leque, espelho, pente, perfume, Omolocum( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel. O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha: Na beira da praia de água doce ou salgada, ou num coqueiro junto à praia.


Oxum Olobá



Feijão miúdo cozido e enfarofado com farinha de mandioca, 04 ovos cozidos partidos. Opcional: flores, pudim, ambrozia, cerejas, doce olho de sogra amarelo, leque, espelho, pente, perfume, Omolocum( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel. O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha: Na beira da praia de água doce ou salgada, ou figueira junto à praia, ou pedra junto à praia.


Oxum Adocô



Canjica amarela e canjica branca e quindins. Opcional: flores, pudim, ambrozia, cerejas, doce olho de sogra amarelo, leque, espelho, pente, perfume, Omolocum( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel. O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha: Na beira da praia de água doce ou salgada.


continua.........

7 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde! Adorei o blog!
Tenho uma dúvida, quero fazer um pedido a xapanã, e gostaria de saber se posso fazer esse prato para o Orixá?
Caso possa, o feitjão preto torrado (tem que ser cru ou cozido?
Obrigada!
Lulu

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Boa Tarde Lulu, obrigada.
Estas comidas são tipicas do culto a Xapanã no Batuque/Cabinda, sugiro que entre no link abaixo e entre em contato com o autor da matéria, com certeza ele poderá lhe esclarecer com mais propriedade. Quando uso o feijão preto torrado aqui no RJ, primeiro afervento,escorro e depois torro.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço.
Kolofé!
http://www.iledexapana.brtdata.com.br/orixas/ebosorixa/ebosorixa.html

Anônimo disse...

adorei as oferendas se tiver outras coloque mais

Anônimo disse...

alexandre de xapana o feijao se torra ele cru

Babalorixa Léo disse...

Bom dia, estou eu aqui novamente...Hehehe!!
Mas então, achei interessante essas oferendas de OXUM, na realidade oque me chamou atenção foi o OMOLOCUM- Ainda não tinha visto falar sobre essa comida oferecida a Oxum e nesse formato...E me surpreendeu tambem o fato de usar feijão miudo!! O porque deste formato e do feijão miudo ?? ( Se puder é claro ) Adorei o Blog!! Abraços!!

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Em relação ao formato, não conheço nenhum fundamento que justifique. Acredito que seja habito da região. O feijão miúdo é utilizado, por fazer parte da base alimentar da região além de ser utilizado também na Africa.
Axé

Luiz L. Marins disse...

Saudações . Estas oferendas dizem respeito a experiencia pessoal do autor e nao representam o Batuque-RS.