quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O QUE COME CADA ORIXÁ - NO BATUQUE/CABINDA - 3º PARTE

OFERENDAS DE OBÁ




Canjica amarela cozida, feijão miúdo cozido, misturados com salsa picada e azeite de dendê.  Opcional: lentilha cozida, abacaxi, rosa cor de rosa, leque, espelho, pente, brincos, pipoca, doces de massa, orelha de macaco, balas de goma. O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha: No cruzeiro aberto ou no mato ou na figueira.

OFERENDAS DE OSSANHA



Um opeté de batata inglesa sem casca, um opeté de batata inglesa com casca e pipocas. Opcional: lingüiça de porco frita ou assada, ovo cozido, figo, abacate, melão, mamão, alface, moedas. O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha:  Num coqueiro de mato ou num coqueiro de praia ou na figueira


OFERENDAS DE XAPANÃ



Xapanã Jubeteí, Belujá, Sapatá


Feijão preto torrado, amendoim torrado, e pipocas. Opcional: opete de batata inglesa, decorado com milho, feijão e amendoim, pés-de-moleque, fatias de coco fritas no dende. O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha:


Xapanã Jubeteí:Na figueira de mato ou no mato.


Xapanã Belujá: Numa figueira de praia ou numa figueira de mato ou no mato.


Xapanã Sapatá: Numa figueira de mato.


OFERENDAS DE OXUM


Oxum Epandá Ibeje



Canjica amarela cozida, 08 doces de massa, 01 maçã verde partida em 04 pedaços, balas, bombons, pirulitos e quindins.Opcional: brinquedinhos de menina, balões, Omolocum( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel.Oxum. O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha: Na beira da praia ou numa pracinha de crianças(próximo aos balanços.


Oxum Epandá

Canjica amarela e quindins.Opcional: flores, pudim, ambrozia, cerejas, doce olho de sogra amarelo, leque, espelho, pente, perfume, Omolocum( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel.
O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha: Na beira da praia de água doce ou salgada, ou na beira de uma cachoeira


Oxum Ademum



Couve partida fina, refogada com farinha de milho, gema de ovo cozido esmagado e misturado com a couvee moedas.Opcional: flores, pudim, ambrozia, cerejas, doce olho de sogra amarelo, leque, espelho, pente, perfume, Omolocum( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel. O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha: Na beira da praia de água doce ou salgada, ou num coqueiro junto à praia.


Oxum Olobá



Feijão miúdo cozido e enfarofado com farinha de mandioca, 04 ovos cozidos partidos. Opcional: flores, pudim, ambrozia, cerejas, doce olho de sogra amarelo, leque, espelho, pente, perfume, Omolocum( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel. O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha: Na beira da praia de água doce ou salgada, ou figueira junto à praia, ou pedra junto à praia.


Oxum Adocô



Canjica amarela e canjica branca e quindins. Opcional: flores, pudim, ambrozia, cerejas, doce olho de sogra amarelo, leque, espelho, pente, perfume, Omolocum( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel. O lugar onde se leva as oferendas e onde se despacha: Na beira da praia de água doce ou salgada.


continua.........

6 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde! Adorei o blog!
Tenho uma dúvida, quero fazer um pedido a xapanã, e gostaria de saber se posso fazer esse prato para o Orixá?
Caso possa, o feitjão preto torrado (tem que ser cru ou cozido?
Obrigada!
Lulu

Hunso Sueli de Vodun Abe disse...

Boa Tarde Lulu, obrigada.
Estas comidas são tipicas do culto a Xapanã no Batuque/Cabinda, sugiro que entre no link abaixo e entre em contato com o autor da matéria, com certeza ele poderá lhe esclarecer com mais propriedade. Quando uso o feijão preto torrado aqui no RJ, primeiro afervento,escorro e depois torro.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço.
Kolofé!
http://www.iledexapana.brtdata.com.br/orixas/ebosorixa/ebosorixa.html

Anônimo disse...

adorei as oferendas se tiver outras coloque mais

alexandre casts disse...

alexandre de xapana o feijao se torra ele cru

Leonardo Almeida da Silva disse...

Bom dia, estou eu aqui novamente...Hehehe!!
Mas então, achei interessante essas oferendas de OXUM, na realidade oque me chamou atenção foi o OMOLOCUM- Ainda não tinha visto falar sobre essa comida oferecida a Oxum e nesse formato...E me surpreendeu tambem o fato de usar feijão miudo!! O porque deste formato e do feijão miudo ?? ( Se puder é claro ) Adorei o Blog!! Abraços!!

Hunso Sueli de Vodun Abe disse...

Em relação ao formato, não conheço nenhum fundamento que justifique. Acredito que seja habito da região. O feijão miúdo é utilizado, por fazer parte da base alimentar da região além de ser utilizado também na Africa.
Axé