sexta-feira, 25 de setembro de 2009

QUALIDADES DE YEMANJÁ



No Brasil, segundo P. Verger, são conhecidos os seguintes avatares ou qualidades de Iemanjá: Assabá, que é manca e está sempre fiando algodão; Assessu, muito voluntariosa e respeitável; Euá ; Iamassê, mãe de Xangô; Iemowo, mulher de Oxalá; Olossá, que é o nome de uma lagoa africana; e Ogunté, casada com Ogum Alabedé.



Em Cuba, orixá da maternidade por excelência, Iemanjá (Yemayá) é cultuada, segundo N. Bolívar Aróstegui, nos seguintes camiños: Awoyó; Akuara; Okuté; Konlá; Asesú; Mayalewo; Okotó; Lokún Nipá; Alará Magwá Onoboyé; Oguegué, Awoyó Olodé; Ye Ilé Ye Lodo; Ayabá Ti Gbé Ibú Omi; Atará Magbá Anibodé Iyá; Iyamí Awoyómayé Lewó; Yalodde; Awó Samá; Yembó.



No Haiti, associam-se a esse grande orixá feminino os loás (guias) Grande Erzili, Maitresse Erzili, Agoué, Grand Erzilié, Erzilié Freda. E na República Dominicana, Metre Silí e Agué Toroyo.



Em Trinidad-Tobago, nossa Mãe Iemanjá recebe o nome de Emanjah ou Amanjah e tem como correspondentes, Ajajá e Mahadoo.



Texto: Nei Lopes





São 16 as qualidades, e por possuírem características tão próprias, há quem chegue a considerar que se trata de orixás individuais (independentes) das outras qualidades. Aqui, no entanto, e por não haver concenso quanto a esta questão, e muito estudo e pesquisa ser ainda necessário, vamos encarar como qualidades de um único orixá, tal como fazemos com todos os outros.



Yemanjá Asdgba ou Soba: É a mais velha, manca de uma perna devido a uma luta com Exu, rabugenta, e feiticeira, fala de costas, gosta de fiar seu cristal. Comanda as caçadas mais profundas do oceano, tem afinidade com Nanã, Ayra, Oxalufan e Orunmilá . Veste branco e prata. Nesta qualidade, Yemanjá é perigosíssima, sábia e muito voluntariosa. Usa no tornozelo uma corrente de prata. Numa briga com Exú, ela teve sua perna ferida, por isso suas yaôs quase se arrastam em sala, numa primeira manifestação, depois mostram toda sua dança. Seu olhar é irresistível e seu ar é altaneiro. Foi mulher de Orunmilá, e Ifá sempre acata sua palavra e em honra a tal hierárquica entidade, num xirê de Sobá, sempre entra um Oxalá.Para ouvir seus fiéis costuma ficar de costas, carrega em uma das mãos um abebé espelhado e na outra uma estrela do mar. Consagrada com azeite doce e pitadas de mel.
 e sua energia é a espuma branca do mar. Suas amarrações jamais podem ser desatadas. É a senhora do algodão, todos os seus assentamentos são feitos no algodão. Suas filhas costumam ser videntes ou tem o dom da intuição. 


Yemanjá Akurá: Vive nas espumas do mar, aparece vestida com lodo do mar e coberta de algas marinhas. Muito rica e pouco vaidosa. Adora carneiro. Come com Nanã.



Yemanjá Ataramogba ou Iyáku: Nessa forma ela está no colo de seu pai Olokun Vive na espuma da ressaca da maré.



Yemanjá Ayio: Muito velha. Veste sete anáguas para se proteger. Vive no mar e descansa nas lagoas. Come com Oxum e Nanã.



Yemanjá Iya Masemale ou Iamasse: É a mãe de Xangô e quem cuidou de Oxumarê. Esposa de Oranian e muito festejada durante as festas consagradas a seu filho Xangô. As suas contas são branco leitosas, rajadas de vermelho e azul.



Yemanjá Iyemoyo, Awoyó; Yemuo; Yá Ori ou Iemowo: É uma das mais velha, possui ligação com Oxalá, o seu fundamento está no ori, representa a vida, pode curar doenças da cabeça. Veste branco e cristal.



Yemanjá Konla: O seu mito conta que ela afoga os pescadores.



Yemanjá Maleleo ou Maiyelewo: Esta Yemanjá vive no meio do oceano no lugar onde se encontram as sete correntes oceânicas.



Yemanjá Odo: Tem aproximação com Oxum, e vive na água doce sendo muito feminina e vaidosa.



Yemanjá Ogunté: Considerada a nova guerreira, dona da espada, esposa de Ogum ferreiro (Alagbedé) e mãe de Ogum Akorô e Oxóssi. O seu nome significa aquela que contém Ogum. Vive perto das praias, no encontro das águas com as pedras. Traz na cintura um facão e todas as ferramentas de Ogum. Veste branco; azul marinho, cristal, ou verde e branco.



Yemanjá Olossá ou Bosá: Come com Oxum e Nanã. Veste verde-clara e suas contas são branco cristal. É a Yemanjá mais velha da terra de Egbado.



Yemanjá Oyo: Benéfica, muito feminina, saudada na cerimónia do Padê, veste de branco, rosa e azul claro.



Yemanjá Sessu, Sesu, Yasessu ou Susure: Ligada à gestação. Voluntariosa e respeitável, mensageira de Olokun, o deus do mar. Vive nas águas sujas do mar e é muito esquecida e lenta. Come com Obaluaiyê e Ogum. Além do próprio assentamento, tem que se assentar Oxum e Obaluaiyê. Veste branco, verde água e suas contas branco cristal.



Yemanjá Yinaé ou Malelé: Aquela que os filhos sempre serão peixes. Também conhecida como Marabô, mora nas águas mais profundas. É a sereia, ligada à reprodução dos peixes; vem sempre a beira do mar apanhar as suas oferendas; está ligada a Oxalá e Exú.



ANGOLA



Kaiaia, Inaia, Mikaia, Zinza, Kalunga, Abilunda, Bonigu, Kembo Kibela, Nba, Kuanza,Kaitumba,Aruka, Kaiala, Panda, Mucunã, Kaiere, Nbo Kaiana, Mameto Kaiatumba, Maie Danda, Kaiari, Kassinga, Aioca, Kaiare, Arruca, Narrari, Rodalunda, Mucanã, Kaia, Kianda,Ngamikaia, Nboto, Nba sitanga,Bonigu, Nba Kuanza, Nbo Kaiana

YEMANJÁ NO BATUQUE

Mãe da maioria dos Orixás é considerada a dona da maternidade, do casamento e família e Mamãe Universal, este Orixá reina nas águas do mar e tudo que está relacionado a ele, peixes, crustáceos, estrelas, algas, vegetais e outros, a Iemanjá pertence.

Com certeza não existiria outro elemento da natureza para representar e ser o habitat deste Orixá, como o mar. O mar é lindo, fascinante e belo, porém na maioria das vezes severo e perigoso quando não respeitado ou usufruído da maneira correta, características diretamente relacionadas com a Grande Mãe.

Saudação: Omio dô!
Dia da Semana: Sexta-feira
Número: 08 e seus múltiplos
Cor: azul claro, azul forte ou incolor, dependendo da característica da Mãe
Guia: toda da mesma cor, o tom do azul ou se for incolor varia com a característica da Mãe
Oferenda: canjica branca e cocada branca
Adjuntós: Iemanjá Bocí com Ogum Adiolá, com Xangô Agandjú, com Odé, com Ossanha e com Oxalá Dacum, Iemanjá Bomí com Oxalá Bocum ou Oxalá de Orumiláia, Nanã Burukun com Oxalá Bocum
Ferramentas: todos adornos femininos em prata, peixe, leque, caramujos, barco, âncora, leme, conchas, lua, moedas e búzios
Ave: Galinha branca
Quatro pés: ovelha
Sincretismo:
Iemanjá Bocí e Iemanjá Bomí: Nossa Senhora dos Navegantes
Nanã Burukun: Sant’ana

Gostaria de salientar que as características, animais e ferramentas podem obter uma pequena diferença conforme cada Nação, assim como os adjuntós e sincretismo, estas diferenças podem ser manifestadas, no jogo de búzios, como peculiaridades de cada Orixá





29 comentários:

Unknown disse...

gostaria de sacer o numero relacionad com iemanja na kabala

exemplo
a tau numeo q deu na kacaba..(por akele numero vc sabe qem e filho de yemanja.)

e gostaria de saber tbm se as qualidades de yemanja tbm tem numeros,,,,
exemplo yemanja (tau) e no numero ( tau...) a outra yemanja e numero tau......

deseja super agradecido.......

Anônimo disse...

gostaria de saber yemanja com oya e omolu se da que qualidade,na nação jéjé ou quetu

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Normalmente,mas não necessariamente, esta formação equivale ao orixá Yemanja Ogunté. Não tem como fazer uma comparação com Djeje, pois a formação dos voduns, tem haver com familias, cada um é um. O equivalente a qualquer caminho de Yemanja no Djeje é Aziri Tobosy ou Vodun Abe, vodum relacionada as águas

Anônimo disse...

gostaria de saber que nome se da a yemanja com oya?

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Não existe um nome para Yemanjá com Oya. Yemanjá é Yemanjá e Oya é Oya. Existem fundamentos, da religião, que só podem ser tratados dentro das casas de santo, por esse motivo, não poderei entrar em maiores detalhes. O fato de ser Yemanjá com Oya informa que Yemanjá, por causa de um desses fundamentos, deve ser assentada junto com Oya. Sempre que uma oferta for feita a Yemajá, Oya também terá que receber uma oferta.

Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

sou filha de yemanjá com yança,dizem que aqualidade se dá sabá, estou em duvida gostaria de saber se é verdade?

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Como expliquei anteriormente, o fato de ser Yemanjá com Yansã não caracteriza ser Soba. O fundamento de Soba é com Oxalá e em alguns casos com Nanã, desconheço o fundamento com Iansã. Você pode ser de Yemanjá Soba e por motivos de seus enredos de santo ter que assentar uma Yansã também, e as duas caminharem juntas, quando servir a uma, a outra tb deverá ser servida, cada uma com seus fundamentos. Para que isso seja esclarecido,só consultando um jogo de búzios para saber sua história. Tenha certeza que Yemanjá com Yansã não caracteriza nenhum dos caminhos de Yemanjá. Yemanjá é Yemanjá e Yansã é Yansã, não forma uma segunda Yemanjá, em nenhuma hipótese.

Cristina disse...

Sou de Yemanja Soba, gostaria de saber mais sobre este lindo este lindo orixá, nas casa que estou desenvolvendo é de Efon, sempre de viro com ela o meu zelador pede parapegar uma cadeira para ela se sentar ainda não sei explicar o por que gostaria de saber você pode me ajudar? Meu juntô é Omulu se isso ajuda para a explicação. Obrigada aguardo retorno Obrigada. cristina

Anônimo disse...

Sou filha d yemanja com ode e me derao a qualidade a assessu gosatria d saber se ta certo e qual e o ser enredo obrigada

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Sinto muito mais não posso avaliar se esta certo ou errado, quem pode confirmar isso é um jogo. O enredo de Assessu é com Nana, Obaluaye e Oxum.
Ela é a senhora das águas turvas. Estas informações estão no post.

wullii disse...

o que é um xirê de sobá

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Olá Wullii!
Toque festivo para Sobá.

Anônimo disse...

Olá boa noite! Gostaria de mais informações sobre Yemanja Ogunte, principalmente caracteristicas de suas filhas,obrigada.

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Vou colocar um post sobre Ogunté. Aguarda só um pouquinho.

Axé!

Anônimo disse...

parabens pelo trabalho maravi lhoso que vc realisa e goararia de saber qual o metodo usado para saber qualidades de santo

Hunso Sueli de Vodun Abe, Apetebi Osalofogbe disse...

Olá!
A forma de se saber "qualidade" é utilizar o jogo de búzios, o Obi em um ritual próprio dentro do quarto sagrado, e com isso montar o quebra-cabeça de sua história. Simples assim rssss

Felix Marinho disse...

"No Haiti, associam-se a esse grande orixá feminino os loás (guias) Grande Erzili, Maitresse Erzili, Agoué, Grand Erzilié, Erzilié Freda. E na República Dominicana, Metre Silí e Agué Toroyo."
Discordo quando escreve que na tradição religiosa do vodu-haitiano Iemanjá seja associada aos Loas descritos acima. Erzulie, em seus mais variados aspectos, aproxima-se do Vodum Aziri e do Orixá Oxum. Agoué (ou Agwé Taroyo)do Vodum Agbê (não confundir com Abé)e do Orixá Olokum. Contudo existe sim um Loa que aproxima-se do Orixá Iemanjá, chama-se La Sirene(a Sereia), ou Maitresse La Sirene, evocativo simbólico das Mami Watas. Dentro da mitologia vodu La Sirene é tida como esposa de Agowé, sendo ambos Divindades marinhas.

Justemiiii disse...

Vou fazer meu santo no Efon Rasparei Yemanja ,no barco sairão eu e minha filha de Oxoguian , sou filha de Xangô tb ainda não sei minha qualidade de Yemonja . Os juntos sao Xangô e Omolu . Qual sera a qualidade dela?

Unknown disse...

Me deram assesun o que significa?

Camila Kamala disse...

Olá! Sou filha de Yemanjá Soba. Li que ela fia o algodão, que tece a roupa de Oxalá. Aonde encontro um itan com essa estória? Gostaria muito de aprender, grata!
Ekeji Camila de Yemanjá

Malu Aragão disse...

Gostaria de saber mais sobre iemanjá sessu , vou fazer santo em janeiro e não conheco muito sobre ela apenas iemanja ogunté que é da grande maioria .

Marcos disse...

Sou Filho De Oxalá menino com Yemanja Sobá gostaria de saber o porque de eu estar sentindo mais a vibração de (YEMANJA) do que masculina pois sou Homem

Anônimo disse...

Boa noite sou de Iemanja com Ogum,mas não sei a qualidade da minha mãe,só sei que ela come com Iansã.Gostaria de saber se sendo assim Iemanja que come com Iansã,ela pode ser de umbanda ou ela é de nação?

Unknown disse...

Por favor, saberia me dizer se existe Iyemonja Aloja? Dizem q come com xango. Desde já agradeço.

Unknown disse...

Por favor, saberia me dizer se existe Iyemonja Aloja? Dizem q come com xango. Desde já agradeço.

Unknown disse...

Olá boa noite, existe uma qualidade de Yemanja chamada de Yemanja fecum?

Anônimo disse...

Gostaria de saber sobre a mae yemanja sussuame.grata se puder me falar.

Nan disse...

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

Thaissa disse...

Por favor me deram yemanja yatogun existe essa qualidade mesmo?